quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Tendências para 2009

Bom gente, hoje resolvi fazer um post sobre as tendências em informática para o ano de 2009.

Muitas tecnologias se tornaram conhecidas para o grande público em 2008 e devem se firmar em 2009, vejamos abaixo:

1 - Touch Screen (toque na tela)
Popularizado pelo místico iPhone, o sistema de toque na tela veio pra ficar. A Apple não foi a primeira empresa a usar esta tecnologia, porém desenvolveu um novo meio de interação que revolucionou o mercado de telas de toque. É o chamado Multi-touch (multiplos toques), ou seja, o usuário consegue usar toda a tela para arrastar um ícone por exemplo, coisa que um caixa do banco Itaú não faz. (Está certo que esta não é a intenção do caixa eletrônico, mas são tecnlogias diferentes). Só pra explicar melhor, o caixa eletronico do banco Itaú tem os lugares pre-determinados para se apertar. Se apertar fora daquele local nada acontece. Já no iPhone, toda a tela tem funções e em qualquer parte dela o usuário pode interagir com o sistema.
O Google, famoso por ter um método de pesquisa na internet, também está entrando com força neste mercado. Este ano de 2009 deve ser lançado (com mais firmeza pois já foi lançado a 1º versão) o Google Android, que é um sistema operacional para celulares.
O Google Andoid usa o Multi-Touch, e dizem por aí que é tão bom quanto o da Apple. O pessoal do Google está seguindo quase todos os passos da Apple no quesito sistema multi-touch e loja online, porém o controle é menos rígido fazendo com que os desenvolvedores de aplicativos sejam incentivados a produzirem aplicativos para o Android sem muita burocracia por parte do Google. É esperar pra ver pois a briga vai ser boa.

2 - HD SSD (State Solid Drive ou Disco de estado sólido)
Com o desenvolvimento desta tecnologia, os HD´s onde guardamos nossos dados estão cada vez menores, porém guardando cada vez mais informações. A Samsung é líder neste mercado. Hoje já temos cartões SSD de 250gb, ou seja, com esta tecnlogia entrando no mercado de massas, atingindo mais pessoas, o barateamento do produto é inevitável. Logo logo teremos notebooks mais leves, finos, com maior capacidade e consumindo menos energia. (Perfeito nao?!)

3 - Netbooks
Falando em HD SSD, os netbooks vieram pra ficar. Netbooks são notebooks menores ainda. Eles possuem tela de 10 polegadas no máximo. São notebooks com configurações mais modestas, mas que para as tarefas do dia-a-dia são incrivelmente eficazes. São equipados com HD SSD, que ocupam pouco espaço, e processadores ATOM, que consomem menos energia. Estes aparelinhos são práticos e bons. Já vem pré-instalados ou Linux ou Windows XP. A Asus, empresa de Taiwan, famosa por fabricar placas-mãe, montou uma fábrica no Brasil e em 2009 irá começar a distribuir seus produtos fabricados aqui. São netbooks com configurações boas. Serão 2 modelos: o 1000H e 904HD.
Todos os 2 modelos tem teclados em português, incluindo cedilha e til,  vem com 2gb de memória ram, wifi e 160gb de hd. O modelo 1000H tem tela de 10 polegas, processador Atom N270 e camera de 1,3 megapixel. O modelo 904HD é mais simples, tendo tela de 8,9 polegadas, processador Celerom M Processor M353 e camera de 0,3 megapixel.
O primeiro modelo deve custar em torno de 1.699 e o segundo 1.499.

4 - Mobilidade
O ano de 2008 foi o ano do iPhone. O aparelinho da Apple atingiu a marca de 17 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, sendo que a meta da Apple era vender 10 milhões de iPhones até o fim de 2008. Com o iPhone desenvolveu-se uma nova indústria: a indústria do software para dispositivos móveis.
Não que ela já não existisse, mas os aparelhos celulares anteriores eram restritos a programadores ligados à fabricante do aparelho. Hoje em dia qualquer um que tenha o minímo de conhecimento em programação pode desenvolver seu próprio aplicativo e colocá-lo a venda na loja oficial da Apple (App Store) e ganhar alguns bons dólares. A Apple foi pioneira em dispor uma loja online de aplicativos para seu aparelho(iPhone no caso), sendo seguida pela BlackBerry, Microsoft(ainda não está pronta) e Android (sistema do Google). 
Para completar, a mesma Apple disponibliza em seu site oficial o SDK para iPhone, que é um kit de programação para iPhone, com manuais e dicas para que qualquer um que se interessar consiga desenvolver aplicativos para o telefone da maçã. 
Está certo que esta mesma Apple faz uma análise minuciosa nos aplicativos enviados a ela para serem vendidos em sua loja online, mas o modelo de vendas deu tão certo que foi copiado pelas maiores empresas de informática e telefonia. Inclusive a Nokia já está trabalhando em sua Nokia Stores, para disponibilizar mais aplicativos para seus aparelhos da série N.
O Google também está entrando neste mercado com o Android, como já foi dito acima, e o pessoal de Mointain View não está pra brincadeira. Em 2009 o termo "Google Android" vai ser muito falado. É aguardar pra ver.

5 - Wireless
Esta tecnologia já não é nova. Vem desde 2006 sendo amplamente usada em notebooks, roteadores caseiros, etc. Mas em 2009 muitos aparelhos celulares virão de fábrica com esta tecnologia embutida, pois cada vez mais a internet será mais pessoal e móvel, ou seja, poderemos carregar e acessar a internet onde e quando quisermos. Para quem não conhece a fundo o assunto, o wifi pode ter várias denominação como 802.11 A, B, G  e agora tb a N. Essas letras implicam diretamente na velocidade e no alcance da transmissão. 
Este ano o Brasil deve concluir o leilão do padrão WiMax, que levará o acesso à Web em longas distancias.
Imaginem que uma prefeitura de uma cidade de 100 mil habitantes decida fazer a inclusão digital e monte uma rede WiMax cobrindo toda sua extensão. Em qualquer local desta cidade os usuários terão acesso à Web. Não seria legal?

6 - Computação nas Nuves (Cloud Computing)
Em 2008, este termo já andou circulando os assuntos de profissionais de TI (Tecnologia da Informação) e podem ter certeza que logo logo o termo COMPUTAÇÃO NAS NUVENS baterá à sua porta. Apoiado por grandes corporçãoes como Google e Microsoft a Computação nas Nuvens ganhará força e logo logo teremos tudo online.
Computação nas Nuves é o termo usado para definir programas que não ficam instalados no PC e sim estão disponíveis na internet.
Imagine que você acabe de comprar um notebook para realizar trabalhos de sua faculdade, porém você gastou todo seu dinheiro no aparelho e não sobrou nada para você comprar o Office da Microsoft. Como terás um editor de texto para realizar suas tarefas? Pirateando? Esta não é a resposta correta. A resposta correta é: acessando a internet!
Isso mesmo! Computação nas Nuvens é você não precisar instalar nada no seu computador e sim ter acesso aos programas na internet. Como assim? 
Você quer um editor de textos? Entre em um site e o editor de textos aparece no seu navegador. ON LINE!!!!! 
Quer um PhotoShop? Entre no site da Adobe e terás acesso ao PhotoShop Web Version.
Tudo grátis!!!
Assim, os usuários normais não precisarão ter "super computadores" com 500gb de HD, 10gb de RAM e nem processadores rápidos. A vedete será INTERNET RÁPIDA. Assim o usuário pode ter um notebook de mil reais, sem nenhum software instalado (deixando a máquina levinha) e tudo que ele precisar será encontrado na internet.
Este é um assunto interessante e prometo que farei um post especial sobre Computação Nas Nuvens.

Para os curiosos que quiserem dar uma olhada no Google Docs, é só acessar o link abaixo:


Espero que tenham gostado deste assunto e logo estarei explicando melhor a Computação nas Nuvens.


Nenhum comentário: